Trabalho Remoto x Home Office


Para que possamos entender e nos organizar em tempos de quarentena, fizemos esse texto para compreendermos a diferença entre Trabalho Remoto e Home Office.
Home Office não é a mesma coisa que Trabalho Remoto e vice-versa.
Home Office que traduzindo para o português significa “Escritório em Casa”, trata-se de um local onde profissionais executam suas atividades em sua própria residência. Por exemplo, um arquiteto ou advogado que possuem o escritório na própria casa e ali recebem seus clientes. O profissional não precisa se deslocar externamente para ir até o escritório, ele possui um ambiente reservado para as atividades profissionais em algum local de sua casa.
Já o Trabalho Remoto é aquele realizado à distância, mas não necessariamente precisa ser em casa. Pode ser executado em cafeterias, coworkings (escritórios compartilhados), hotéis, bibliotecas, livrarias, aeroportos e outros lugares que possuam internet. Por isso muitas pessoas que desenvolvem trabalho remoto não possuem um home office, ou seja, um escritório em casa.
Atualmente, devido ao momento da pandemia do coronavírus e a necessidade de quarentena, o Trabalho Remoto está sendo feito dentro das residências. Com isso percebemos que algumas pessoas estão desorientadas e superatarefadas com essa transferência do trabalho profissional para dentro de casa.
Quem já trabalha em Home Office talvez não esteja sentindo grandes transformações nessa quarentena com relação às atividades profissionais, a não ser o fato da necessidade de permanecer em isolamento social e restrições a acessos a serviços externos.
Para as pessoas que estão precisando trabalhar remotamente, talvez estejam se atrapalhando um pouco na rotina diária, por isso elaboramos algumas dicas de como trabalhar de casa.
Essas dicas são para aqueles que estão temporariamente com Trabalho Remoto e também para aqueles que a partir de agora queiram se instalar e trabalhar com um Home Office.
São apenas dicas, ok? Sabemos que cada um tem sua rotina trabalho e atividades diárias, mas só queremos ajudar!
 É importante definir um local em sua casa para organizar seu espaço de trabalho. Como as distrações em casa são muitas, é importante separar o espaço de trabalho profissional das outras atividades da casa. Pode ser uma mesa num canto da sala, uma bancada no quarto ou se sua casa permitir pode ser até mesmo um ambiente destinado somente para escritório e/ou biblioteca.

 Pense numa iluminação adequada para seu trabalho. Pode ser uma luminária de mesa, iluminação artificial ou um ambiente bem iluminado próximo a uma janela buscando a luz natural. E trabalhar em casa também precisa de luz do sol. Procure repor doses de vitamina D indispensáveis para a saúde do corpo.

 Ergonomia. Procure ter uma cadeira e uma mesa que seja confortável e adequada à sua estrutura corporal. O computador precisa estar numa altura correta, que não precise alterar a postura da coluna e assim evitar problemas como dores nas pernas e nas costas.

 Mantenha seu espaço de trabalho organizado. Mesmo trabalhando em casa é importante dispor de pastas e objetos para organização dos papéis e dos materiais de escritório. Crie sistemas de categorização. Nessa quarentena improvise com coisas que você tenha em casa, como, caixas, bandejas, porta lápis, pastas, etc. E não esqueça de organizar o Computador. Crie pastas para cada tipo de arquivo e assunto, assim tudo ficará mais fácil e dinâmico.

 Definir horários para sua rotina é um dos itens mais importantes para o trabalho em casa. Criar um cronograma pré-definido com horário destinado ao trabalho profissional, trabalho doméstico, alimentação, estudo, lazer e momentos de descontração com a família. Novos conceitos estão surgindo. As empresas modernas não contabilizam a jornada de trabalho e sim as atividades executadas. E procure não estender seu horário de trabalho mais que o necessário, saiba separar vida pessoal e vida profissional.

 A disposição pessoal faz toda diferença! Vista-se como se fosse sair para trabalhar ou fazer alguma atividade externa. Ficar de pijama dá uma preguiça… Cumpra com os horários de sono para que esteja sempre disposto e não se esqueça: beba água!

Não sabemos por quanto tempo ficaremos nessa quarentena. Por isso, cuide-se para conseguir lidar com o retorno ou… com uma mudança mais profunda da rotina como conhecemos hoje.

1
Olá
Posso te Ajudar?
Powered by