Comunidade Coworking

Vamos entender o que é isso?

Comunidade. Segundo alguns dicionários sua definição pode ser:

“estado ou qualidade das coisas materiais ou das noções abstratas comuns a diversos indivíduos; comunhão.”

“concordância, concerto, harmonia.”

“população que vive num dado lugar ou região, geralmente ligada por interesses comuns.”

 Começamos a viver uma nova era, onde o compartilhamento está fazendo parte cada dia mais em nosso cotidiano. Estamos compartilhando o escritório, o consultório, a sala de reunião, o serviço prestado por uma secretária, mesmo que remota. No espaço público, estamos compartilhando o transporte por aplicativo que até então era individual. Sem falar em todo o sistema de transporte público, o maior compartilhamento de todos. No conceito de morar, estamos compartilhando os espaços de convivência residencial, os chamados Cohousing ou Co-lares, que são espaços residenciais compartilhados.

Para estar envolvido nesse conceito ‘Co, colaborativo, coparticipativo, comunitário, as pessoas precisam estar ou aprender a estar predispostas a compartilhar, a agregar, a incluir, a dividir e, contudo, multiplicar.

O mundo contemporâneo está pedindo esse comportamento.

O individualismo vem se mostrando economicamente inviável e interpessoalmente frágil.

Com isso, a noção de comunidade se fortalece. O apoio mútuo, a colaboração entre as pessoas, as trocas e as parcerias estão caminhando cada vez mais unidas nessa nova jornada social.

Mas então, o que seria uma Comunidade Coworking?

Seria um Networking?

Seria uma associação? Um clube?

Podemos dizer que seria um pouco de cada uma dessas coisas, já que essas ações promovem a junção de interesses e o bem comum.

Num Coworking, que é um espaço profissional compartilhado, podendo ser desde um espaço de saúde até um espaço corporativo com diversas especialidades, onde encontramos, dialogamos e nos conectamos com várias pessoas diariamente. Pela profissão e prestação do próprio serviço ou através do bate papo e conversas corriqueiras, podemos trocar informações, dicas de trabalhos e serviços diariamente.

Espontaneamente acabamos formando uma comunidade de informações com trocas de experiências e até mesmo transações comerciais através de indicações profissionais.

Então, por que não formalizar isso? Pensar sobre…

Estruturar uma comunidade de informações com pessoas que queiram compartilhar suas experiências e seus ofícios, formando uma rede de colaboradores de serviços e comércios.

Num Coworking encontramos não apenas o apoio físico e espacial mas também um apoio virtual das relações entre os profissionais. A Comunidade Coworking agrega valor a este ambiente profissional.

É uma forma da relação pessoal conseguir alcançar um vínculo economicamente viável a todas as pessoas envolvidas. Esse vínculo se torna ilimitado, podendo agregar inúmeras atividades, afinal sempre precisamos da indicação de um contato profissional, seja um advogado, um contador, um psicólogo, um arquiteto, uma diarista, um pedreiro, uma costureira, entre tantos outros…

Enfim, nossa vida necessita de uma comunidade de pessoas que trabalha e se relaciona.

Para compreender na prática a funcionalidade de uma Comunidade Coworking, seguem algumas ideias:

  • O convívio com diversos profissionais.
  • Conexões além do ambiente físico, podendo se estender para relações em redes virtuais.
  • As relações podem ser tanto do âmbito pessoal como profissional.
  • Gerar confiança e credibilidade.
  • Sensação de pertencimento.
  • Colaboração entre os profissionais.
  • Tornar-se aberto a novas oportunidades de negócios.
  • Dar ênfase às pessoas e com isso a oportunidade de interagir uns com os outros.
  • Proatividade

Pensando nisso tudo, a Comunidade Coworking nada mais é que a criação de uma grande coletividade de indicações e geração de negócios entre os profissionais. Atua quase sempre intuitivamente de maneira simples e ativa, onde todo mundo cresce de forma colaborativa e com muito mais rapidez.

Por isso, nós da Tópikos Espaço Profissional estamos elaborando ideias e desenvolvendo propostas para a nossa Comunidade Coworking, que estará conectada além do ambiente físico, ampliando suas relações profissionais e gerando novas oportunidades.

E damos as boas vindas a vocês!

Equipe Tópikos

1
Olá
Posso te Ajudar?
Powered by